Oscar Niemeyer


"Sou pessimista diante da ideia de que o homem, quando nasce, já começa a morrer, como notou Jean Paul Sartre. Mas, na vida, caminhamos rindo e chorando o tempo todo: é preciso, então, aproveitar o lado bom da vida, usufruir o melhor possível e aceitar os outros como eles são. Sempre digo: o importante é o homem sentir como é insignificante, é o homem olhar para o céu e ver como somos pequeninos. Ultimamente, no entanto, tenho me espantado como a inteligência do homem é fantástica! Tenho conversado sobre astronomia. Como é imprevisível o que ele pode criar!"   - Oscar Niemeyer (1907-2012)

M
inha maior inspiração partiu. Oscar Niemeyer teve uma participação importantíssima na escolha da minha carreira, quando eu tinha 11, 12 anos de idade. Dedicar este post a ele talvez não seja suficiente para expressar a minha gratidão por seus ensinamentos.

Talvez a grande repercussão internacional à respeito de sua morte faça jus à sua grande originalidade e uma mescla de gratidão de seus pupilos estudantes ou formados em arquitetura influenciados por sua estética curvilínea e marcante. 


Daqui uns 5 séculos as pessoas ainda vão falar vão ouvir falar dele. O seu legado foi concretizado nas obras espalhadas pelo mundo inclusive a minha construção preferida com sua assinatura, a Catedral de Brasília: 



Eram mais ou menos 3h de uma tarde chuvosa do dia 6/12 que fiquei sabendo de sua morte pelo facebook, depois de ter lutado muito pela vida nos últimos meses do ano e por sua imensa disposição em voltar a trabalhar novamente. É claro que piadas não poderiam faltar do tipo: Deus levou o Oscar pra poder ter um projetista profissional quando o mundo acabar, mas, balela. Acredito que a grande mensagem que ele deixou em sua arquitetura foi a da sua pequenez diante da ideia de termos tão pouco tempo para demonstrar o que somos e porque estamos aqui através de nossos sonhos, projetos e deixar um pequeno legado visando tornar-se inesquecível ou de provar que todo ser humano é capaz de ser sem esconder quem é.

♫ Noel Rosa - Conversa de Botequim 

0 comentários:

Postar um comentário

- Todos comentários são lidos e moderados, então relaxa e não se sinta ignorado se eu não responder;
- Comentários ofensivos não serão aceitos;
- Se precisar resposta com urgência entre em Contato ou deixe o link com seu Twitter/ Facebook;