Resenha: Jogos Vorazes por Suzanne Collins

O
primeiro volume da série de Suzanne Collins é realmente de tirar o fôlego! Simplesmente o livro me proporcionou uma leitura simples, direta e, ao mesmo tempo impressionante em que eu não conseguiu me fazer parar de ler! Antes de expressar minha opinião sobre o livro, farei apenas uma leve pincelada sobre o enredo e focarei em minha opinião logo mais.

O livro se passa em um futuro pós-apocalíptico no qual a nação ressurgida das cinzas, Panem, ergue-se e divide-se, a princípio, em treze distritos que, até então, conviviam em paz sob a vigilância da temível Capital. Contudo, a paz torna-se conturbada após a imposição dos treze distritos contra a Capital, nos chamados Dias Escuros, que acabaram com o 13º Distrito aniquilado e os demais distritos sendo obrigados a cumprir novas leis, além da implantação dos Jogos Vorazes. Este último consiste em uma escolha de um garoto e uma garota de cada um dos doze distritos, entre 12 e 18 anos, a se enfrentarem em uma arena obrigatoriamente até a morte onde apenas um sairá vencedor e trará benefícios ao seu distrito. Tudo isso, sendo mostrado na televisão de modo que todo o povo de Panem presencie, e faça as suas apostas quanto a quem vencerá.

Nesse cenário obscuro e tenebroso encontramos Katniss, uma garota de 16 anos do distrito doze, decidida e, sobretudo forte. Traumatizada com a perda de seu pai em um acidente em uma mina de carvão – atividade característica do distrito – ela se tornara responsável pelo sustento de sua irmã mas nova Prim e sua mãe, juntamente com seu amigo GaleNo período da colheita, todos estão ansiosos e eufóricos quanto aos Jogos e quem serão os escolhidos. Para a surpresa de Katniss, Prim é escolhida para a disputa e como sua adoração e proteção pela irmã são maiores, ela se propõe a lutar em seu lugar. O outro ‘tributo’ seria Peeta, uma garoto que a ajudara em um período difícil há muito tempo e por quem a sua gratidão não fora retribuída.

Entre vencer por Prim e ter de enfrentar todos os mais temíveis desafios e testes de sobrevivência aos quais Katniss se submete, observamos o quanto Suzanne Collins tem a capacidade de prender o leitor em cada página com surpresas e dilemas que somente os Jogos Vorazes podem proporcionar!

O livro simplesmente é encantador, em termos mais rígidos: terminantemente VORAZ! A autora proporciona sensações durante a leitora que te faz fluir como se você estivesse junto com Katniss que, às vezes, parece um pouco insegura diante de seus pensamentos e atos. Aos poucos, ela consegue te cativar com tremenda determinação e coragem perante aos desafios que ela tem pela frente.

Título Original: The Hunger Games
Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Páginas: 400
Autor (a): Suzanne Collins
Avaliação: ★★★★(4/5)
Skoob: link

0 comentários:

Postar um comentário

- Todos comentários são lidos e moderados, então relaxa e não se sinta ignorado se eu não responder;
- Comentários ofensivos não serão aceitos;
- Se precisar resposta com urgência entre em Contato ou deixe o link com seu Twitter/ Facebook;